Mini tortinha de coco gratinada

Uma deliciosa mini tortinha de coco gratinada!


Massa básica: 200 g de farinha de trigo; 100 g de açúcar; 100 g de margarina sem sal; 1 ovo inteiro; 1 colher (café) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Misturar tudo muito bem, abra a massa em forma de fundo falso n°22 coloque o recheio e leve para assar até ficar dourada.

Recheio: ½ litro de leite; 1 gema; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 3 colheres (sopa) de açúcar; 1 lata de leite condensado; 240 g de coco fresco ralado Frescoco.

Modo de Fazer: Levar ao fogo mexendo bem a gema, o amido, o açúcar e o leite até formar um creme, depois de frio coloque o recheio na massa, colocar por cima do creme o leite condensado e o coco ralado, salpique açúcar por cima do coco e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar dourado gratinado servir gelado. Pode fazer em forminhas de mini quiches.

Tortinha de Coco e Maracujá: Usar a massa básica forrar forminhas de empadas, furar todo o fundo, levar para assar em forno pré-aquecido até ficar dourada, deixar esfriar depois aplicar o recheio e servir gelado. Pode usar as tortinhas de massa folhada recheando com o creme e servir gelado.

Creme de Maracujá e Coco: 600 g de chocolate branco; ½ lata de creme de leite; ½ lata de suco de maracujá; 2 xícaras (chá) de chantilly batido; 200 g de coco fresco ralado Frescoco.

Modo de Fazer: Dissolver no microondas o chocolate com o creme de leite até derreter, juntar o suco de maracujá deixar esfriar. Acrescente o coco e o chantilly, rechear as tortinhas com o creme, decorar com chantilly e pedaços de cerejas.

Tortinha de Chocolate e coco: Usar a massa básica com 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Abra a massa em uma forma de fundo falso n°22. Aplique o recheio e leve para assar até a massa ficar dourada forno pré-aquecido a 180°C.

Recheio: 1 lata de leite condensado; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 lata de creme de leite; 3 colheres (sopa) de leite em pó; 200 g de coco fresco ralado Frescoco.

Modo de Fazer: Levar tudo ao fogo mexendo até soltar da panela deixar esfriar, rechear a torta levar para assar 180°C, depois de assado e frio decore com raspas de chocolate e coco em tiras Frescoco.


Culinarista: Luzinete Veiga